terça-feira, 29 de julho de 2014

Pão com Linguiça

Para quem já desistiu da dieta, esse pãozinho é uma pedida e tanto. Para quem continua firme e forte, logo, logo teremos mais receitas.  Se quiser, dê uma olhadinha nas receitas light que já publiquei no Pilotando. 
É leve, macio e o recheio, humm…me deixa com água na boca.
Maridex escolheu comer acompanhado de uma cerveja. Por sugestão dele, comemos no jardim, quase um pic nic em pleno dia de semana.
Ao contrário do que minha mãe sempre recomendou, eu preciso dizer, que comer esse pão ainda quentinho, é maravilhoso. Pra mim, deixa qualquer um no “chinelo”.
Vale fazer em qualquer formato e nem precisa decorar… Ah! Como eu queria comer um pedacinho agora…
Ingredientes:
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 colher de café de sal;
- 15g de fermento seco para pão; (1 e 1/2 envelope);
- 6 colheres de sopa de óleo;
- 1 xícara de leite morno;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva, ou óleo;
- 500g de linguiça sem pele;
- 3 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas sem sementes;
- 1 gema para pincelar;
- 1 colher de aveia em flocos, ou gergelim ou orégano;

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes secos numa tigela, e em seguida acrescente o óleo, e o leite morno. Uma dica: vá acrescentando o leite aos poucos enquanto mistura os ingredientes. Muitas vezes, nem precisamos adicionar todo o leite, porque a massa já está no ponto. Ponto que eu digo, é quando ela não gruda mais nas mãos. Caso você adicione todo o leite, talvez seja necessário adicionar mais farinha, e isso acaba deixando a massa pesada e sem gosto, ou melhor, só com gosto de farinha. Sove até que a massa fique bem lisinha.
Cubra com um pano ou tampa e deixe descansar por aproximadamente 1 hora.
Enquanto a massa cresce, retire a pele da linguiça e desmanche ou pique ela em pedacinhos. Coloque a colher de azeite numa panela, e assim que estiver quente, coloque a linguiça. Mexa sempre, durante uns 10 minutos, sempre em fogo médio/alto para fritar. Adicione as azeitonas, abaixe o fogo e deixe até evaporar toda, ou quase toda a água que se formou. Se não ficar bem sequinho, ou se não quiser deixar no fogo todo esse tempo, deixe escorrendo num escorredor, ou peneira grande.
Unte com óleo ou manteiga, uma forma redonda com furo no meio (eu usei uma de silicone) ou duas formas pequenas  para pão.
Abra a massa com um rolo e forre a forma como nas fotos abaixo. Se for na forma de pão fica mais fácil.
Não precisam ficar preocupados em ajeitar direitinho a massa na forma, no início fica feio, mas o resultado final acaba ficando ótimo. Me disseram que parecia comprado. Na verdade não sei isso é bom ou ruim. hahaha
A próxima etapa é colocar o recheio. Não esqueçam de escorrer bem.
Agora você terá que fechar com a massa que sobrou, dobrando-a para dentro da forma e pressionando com a massa do centro para fechar. Corte os excessos para usar na decoração (opcional) mas fica bem bonitinho.

Para ficar mais apresentável, com a massa que sobrou eu fiz tirinhas e trancei sobre a massa tentando esconder as emendas. Deu certo!
Depois de decorar, passe a gema de ovo e polvilhe aveia em flocos, gergelim ou orégano.
Leve ao forno quente 200º, por aproximadamente 35 minutos. Se o forno for elétrico, regule tanto a parte de cima, quanto a de baixo em médio.
Deixe amornar, desenforme e sirva.
Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário