terça-feira, 29 de julho de 2014

Purê do Outback

Purê de Alho do Outback


DOMINGO, SETEMBRO 26, 2010

Garlic Mashed Potatoes


Mesmo adorando batatas de todos os jeitos, sempre tive muita preguiça de fazer purê de batatas em casa. Eu *amo* purê de batatas e sei que é fácil demais de fazer, mas eu simplesmente não tenho esse hábito. Ou melhor, não tinha. Depois que muitos leitores me escreveram pedindo a receita do purê de batatas com alho do Outback, decidi pesquisar e achei uma receitinha facílima e deliciosa! Só que ela não é igual à do Outback: é mil vezes melhor, na minha humilde opinião. O purê do restaurante é muito seco para o meu gosto e, ao fazer em casa, cada um pode deixar o purê na textura que preferir!

Purê de Batatas com Alho
1,4kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços médios
1 colher (chá) de alho em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino (preta ou branca)
2/3 xícara de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
Coloque as batatas em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 20 minutos, ou até as batatas ficarem bem macias. Escorra as batatas e volte a panela para o fogo baixo. Adicione o alho em pó, o sal e a pimenta. Amasse as batatas com um amassador, adicionando o leite aos poucos, e depois a manteiga. Quem não tiver problemas com a gordura pode usar creme de leite em vez do leite, em quantidade um pouco menor. Eu testei dos dois jeitos, e preferi com creme de leite: o purê fica com uma cremosidade incrível!
Eu encontrei esta receita no site da McCormick, que fabrica o alho em pó que costumo usar. Além do alho em pó vendido a granel, já existem várias marcas desse ingrediente à venda no Brasil, mas quem não tiver pode usar alho fresco, em pasta ou em flocos. Segue a tabela de substituição que encontrei em vários sites:
1 colher (chá) de alho em pó equivale a
8 dentes de alho amassados, ou
4 colheres (chá) de alho em flocos, ou
4 colheres (chá) de alho em pasta

Atualização em 20/10/2010:
Nos comentários, as queridas Ana e Karinny sugeriram usar alho assado neste purê! Eu adorei a sugestão, então segue aqui uma receita de alho assado que eu publiquei há algum tempo:
Alho Assado
Cabeças de alho
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino
Temperos a gosto (opcional)
Tire as cascas soltas das cabeças de alho, sem soltar os dentes. Corte a parte de cima das cabeças de alho, deixando parte dos dentes exposta. Eu usei um garlic baker, mas vocês podem usar qualquer recipiente pequeno que vá ao forno, forrado com papel alumínio. Coloque as cabeças de alho sobre o papel alumínio, derrame cerca de 1 colher (chá) de azeite por cima de cada cabeça e tempere com sal e pimenta a gosto. Se preferir, acrescente raminhos de tomilho ou alecrim. Cubra com outra folha de papel alumínio, sem encostar nas cabeças de alho, para que o ar circule dentro do "pacotinho". Asse em forno pré-aquecido a 180° C, durante 1 hora. Sirva em seguida como aperitivo ou utilize em receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário